Bom, como a próxima viagem é pra um lugar bem frio, resolvi contar um causo das neves.
Os Japoneses, em regra, são pessoas simpáticas, mas muito tímidas. Conversar com Alguém nas cidades maiores (e até nas médias) foi um parto imenso. Mesmo ensinadas a falar inglês desde a infância, são raros os que se dispõem a conversar com você usando a boca. Preferem mímicas, sorrisos e gestos que beiram o contido, mas no fundo são imensamente espalhafatosos. Um pedido de desculpas, por exemplo, pode mover mais de 3 mil músculos diferentes.
Mas isso acabou sendo diferente na fria cidade de Nagano (300 mil habitantes), lugar em que vi a neve pela primeira vez na vida. Fomos à cidade para ver os macacos das neves, que ficam tomando banho de água quente em uma parque da região. As fotos dos bichos falam por si: valeu a pena ter ido parar naquele buraco de mundo. Mas a minha lembrança mais bacana de Nagano tem mais a ver com os macacos mais evoluídos.
Fuçando no Foursquare na noite em que chegamos, encontrei entre os muitos Kanjis, Kataganás, Hiraganás e etc., um curioso nome em alfabeto romano: “Nagano Parceiro”, um bar que ficava do outro lado da Rua. Ficamos curiosos e corremos para entender a razão do nome do bar. Chegando lá, nenhum dos atendentes falava nada de inglês, mas não se pareciam em nada com os tímidos japoneses da capital.
Ficamos como que duas horas conversando e gargalhando frouxo sobre bundas, pandas e futebol, com a ajuda do fantástico: Google Translator. Descobrimos que o bar tem o mesmo nome do time de futebol da cidade, que foi treinado durante muito tempo por um desses jogadores que não dão muito certo no futebol nacional e saem pelo mundo pra ganhar uns trocados em países de menos tradição boleira. O cara fez tanto sucesso na cidade que acabaram trocando o nome do time local para uma palavra que ele usava bastante: “Parceiro”.
Na hora de ir embora, peguei meu casaco no cabideiro e, assim que vesti, todos perceberam o que era aquela japona: “COLINTHIANS”. Todos tiraram fotos, guardando uma recordação do Campeão do Mundo.





