Já estou abanando o rabo no Chile

Os donos de gato vão ter de me desculpar, mas o que me encanta mesmo é quem sabe abanar o rabo. Tem, inclusive, aquela piada gostosa do diário do gato e do cachorro ( https://o505.files.wordpress.com/2013/03/diarios.jpg?w=593 ) que, pra mim, é uma espécie de argumento definitivo na discussão eterna: Nada melhor que alguém que sabe ser reiteradamente apaixonado. Gosto nos outros, gosto em mim mesmo.

Hoje, no avião, mergulhado em 4 horas de vôo sem nenhum tipo de filminho (companhias low cost, um dos segredos pra viajar mais), acabei puxando papo com uma guria ao lado de quem sentei. Era a primeira vez que ela batia asas pra fora das fronteiras de Pindorama e eu acabei me perdendo nas conversas sobre como viajar é um negócio sensacional. Uma coisa puxa a outra, acabei falando sobre fotografia, sobre pessoas e, por algum motivo, falei sobre carnaval também. A esta altura ela, provavelmente já não me aturando mais, disparou um: Espera, a paixão da sua vida é viajar, fotografar, conversar com as pessoas ou o carnaval? Tô confusa. Eu não tinha percebido, mas usei a mesma frase todas as vezes: X é a paixão da minha vida.

O que pode parecer uma falsidade, na verdade é um excesso de sinceridade. Noves fora, sou como que um cachorro. E ninguém duvida da sinceridade de um rabo que abana quando vai buscar um graveto, ou uma bola, ou quando rola na grama, ou quando corre atrás do carro… no fundo, tudo é sua brincadeira predileta, como ele disse no diário. E acho que isso faz o cachorro (e a mim) muito mais feliz.

Me incomoda um pouco os obcecados, aqueles que abanam o rabo pra uma coisa só. São cansativos, monótonos, mesmo que eu também abane o rabo pra mesma coisa. Mas pior que eles, só quem nunca abana o rabo pra nada. Essa vida desinteressada, que torna as pessoas tão desinteressantes. Por outro lado, ter muitas paixões da sua vida, faz crescer mais vidas pras suas paixões. E é por isso que eu estou aqui, ouvindo o Cd de Sambas de Enredo 2015, lendo os livros que meus amigos me indicaram e com a câmera a postos para tentar fazer meu próprio ponto de vista de um lugar novo a conhecer.

Já estou abanando o rabo no Chile. Todos os líquidos estão devidamente acondicionados em embalagens transparentes de menos de 100ml e não há nenhuma tesoura ou objeto cortante em minha mala de mão.

 

15x21_3 3 15x21_3 2 15x21_3 4 15x21_3 2 (1) 15x21_3 3 (1) 15x21_3 1 (1)

Leave a comment