Modinha

A Coreia do Sul é cheia de modinhas. Os comportamentos se repetem, se imitam, em coisas boas, ruins, esquisitas, fofas… Uma delas é o uso de roupas tradicionais pelas adolescentes, o Hanbok. Da primeira vez que vi, achei que fossem empregadas do palácio. Mas conforme eu via mais e mais meninas nas ruas usando as roupas coloridas (e às vezes com paus de selfie e outros apetrechos menos… profissionais) comecei a ficar curioso com a situação. Pesquisei na internet e descobri que há alguns anos começou essa moda por aqui, que é inclusive incentivada pelo ministério da cultura, e que já surgem algumas variações dela (como modernizações dos hanboks e até uma moda mais recente de se vestir como um campesino sofrido…)

Outra moda que saltou aos olhos foi a moda dos casais de se vestirem com as mesmas roupas. Como não basta o anel de compromisso (que, segundo me contaram, as pessoas usam já com poucos meses de namoro), alguns casais têm por hábito andar nas ruas usando exatamente as mesmas roupas, deixando claro que são uma dupla (na China isso também acontece).

Mas tem também as modas fofas. Fiquei sabendo que, por causa de um reality show, hoje em dia existe uma moda crescente entre os jovens coreanos de viajarem sós com seus pais ou mães. Uma viagem de dupla, para compartilhar o momento e se aproximar de seus parentes. A atual geração é bastante rica, mas filha de uma geração que “comeu o pão que o diabo amassou”. Por isso, tem se esforçado em “dar” aos pais algo do que os pais puderam dar a eles, levando-os pra conhecer o mundo.

Isso só pra ficar em alguns exemplos, mas tem tanto padrão de repetição aqui: Como os coletes de fotógrafo que os idosos usam mesmo sem ser fotógrafos, a moda entre os Hipsters de aprender a cozinhar…

Leave a comment