A língua não só reflete como muitas vezes constrói uma personalidade. A alma portuguesa que herdamos (e transformamos) nos trouxe a nossa singular “Saudade”, palavra que é a favorita de muitos dos nossos amigos e de difícil tradução pra outros idiomas. Os coreanos também tem sua própria palavra, Jeong, uma forma peculiar de amor e carinho que, para muitos, é um símbolo da Coréia.
Tem um jogo que gosto de jogar quando conheço pessoas fora do Brasil que é perguntar: Quais as palavras que você acha que definem o estereótipo do seu país. Não jogo com filosofia complicada, fico no simples. Falo que pra mim Brasil é Futebol, Carnaval e Favelas, e às vezes ganho respostas bem interessantes. Dessa vez, uma amiga que fiz aqui disse: Jeong, Workaholic e Rapidez. Dos outros dois, falo outra hora, fico por enquanto com o amor.
Depois de alguns dias sendo um bocado mal tratado na China, vim parar em Seoul para uma passagem curta. A rigor, o formigueiro Chinês tem muito mais coisa a ser vista, além de uma história que nos é mais conhecida e paisagens naturais realmente impressionantes. Mas mesmo assim Seul tem me feito mais feliz, ao seu modo mais simples, pelo jeito amistoso e realmente cativante dos coreanos.
Ela não conseguiu me explicar direito o que era o Jeoung. Mas pesquisando na internet (E existem MUITOS textos sobre isso) acho que mesmo sem entender fui envolvido por esse sentimento aqui. As pessoas se ajudam bastante, são imensamente simpáticas e capazes de parar tudo o que estão fazendo para colaborarem umas com as outras. No universo do indivíduo, isso é tão impactante pra mim.