As ilhas Gili são um conjunto de três ilhas próximos à costa da ilha maior de Lombok. São um destino famoso de Lua de Mel, mas também de turismo-balada, especialmente a ilha maior de Gili Trawagan (ou Gili T). Não fui pras duas ilhas menores, Air e Menon, mas os relatos de outros viajantes dizem que são lugares mais tranquilos.
Gili T tem dois lados bastante claros. O lado leste, onde fica o atracadeiro dos barcos, é cheio de bares agitados, agências de turismo e uma molecada (Australiana, principalmente) de 18 a 25 anos, que estão ali pras festas que vão noite a dentro. Nesse lado também ficam as pousadas mais baradas (preço médio, U$ 18 por um quarto pra duas pessoas).
O lado oeste tem resorts mais sofisticados e bem cênicos pra pores de sol. Os resorts também têm seus bares, que vendem bem a localização privilegiada pra por do sol. Foi meu lugar predileto da ilha, já que não curto tanto a agitação. Aqui o espírito é de relaxamento e é tudo bem vazio (exceto, claro, na hora do por do sol).
Dar uma volta completa na ilha demora cerca de 2 horas à pé (ritmo tranquilo). E é bem comum na ilha o aluguel de bicicleta, algumas especialmente adaptadas pra andar nos trechos de areia.
Além disso há algumas escolas de surf e muitas de mergulho.
As praias são bonitas mas, pra mim, bem menos interessantes que as do Caribe. Ou seja, não gastaria muito do meu tempo em Gili, já que estamos mais perto de ilhas mais bonitas. Mas, repito, não sou tão “da balada”, e esse parece ser o principal motivo que traz as pessoas pra Gili T.
Perto do porto há um mercado noturno de comida, mas nada ali me parecia muito interessante. Não confio muito na higiene na Indonésia, então sempre fico meio receoso com essas comidas de rua. Aliás, em se tratando de comida, nada na ilha foi bom. Comi em alguns restaurantes mais “chiquetosos” e sempre saía com a sensação que teria sido melhor comprar um pacote de biscoitos no mercadinho.
Mas a hospedagem foi bem bem legal. Um lugar que me custou U$ 20,00 por noite, mas que cabiam umas 4 pessoas no quarto (uma cama de casal, duas de solteiro). Uma piscina bacana e, principalmente, uma equipe bastante simpática. A pousada chama Little Woodstock e é um tanto mais escondida. Apesar da caminhadinha até as praias, recomendaria esse lugar aos amigos.