Os cinco cubanos

Das experiências que tive em Cuba, uma das mais curiosas foi esta da foto.

Fiquei preso por algum tempo em uma prisão improvisada no Museu de Arte Contemporânea de Havana. Fui algemado, acorrentado, mal tratado pelo carcereiro, revistado enquanto ouvia ordens arrogantes por um auto-falante (língua pra fora, faz três agachamentos, levanta o pé esquerdo, o pé direito… etc.). Por fim, fui jogado na solitária por cerca de 15 minutos.

Não fiz nada de errado, e a ideia de quem criou aquela cadeia era justamente essa. Era uma instalação que tinha um objetivo político de enfatizar o tratamento dispensado a 5 Cubanos que foram presos nos EUA por terrorismo (não entendi direito, mas acho que eles não estão em Guantânamo. Dois estão em Miami, os outros já foram liberados).

Mas fiquei pensando em uma instalação artística desse tipo aqui no Brasil. Isso porque não foi difícil perceber que aquela cadeia deles era bem confortável perto da situação dos nossos presídios, inclusive em relação aos familiares que vão visitar seus parentes, submetidos a uma série de revistas humilhantes…

Enfim… só pensei…