Table Mountain

A Table Mountain é uma das maiores atrações turísticas da África do Sul e uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo, segundo uma eleição mundial que aconteceu há alguns anos atrás, organizadas por uma associação Suiça (a mesma que elegeu o Cristo como uma das 7 Maravilhas do mundo moderno). Esta lista tem outros dois conhecidos nossos, que é a Floresta Amazônica e as Cataratas do Iguaçu. Mal acompanhada, portanto, não está.

Ela tem esse nome porque a montanha principal é razoavelmente plana em seu topo, pareando com alguns cumes que a circundam. Curiosamente um desses picos chama “Pico do Diabo”, exatamente ao lado de outros picos chamados… os 12 Apóstolos.

Para subir ao topo da Table Mountain pode se tomar um bondinho (R$ 60,00 ida e volta) ou uma trilha de dificuldade média, que levam ambos ao final da jornada: uma vista bastante espetaculosa da Cidade do Cabo. Com alguma sorte, a mesa não estará posta. Explico: é razoavelmente comum que o topo das montanhas sejam cobertas com uma neblina espessa, que estraga um pouco o passeio. Essa neblina eles chamam de: Toalha de mesa.

Caso, como eu, você passe por isso, uma alternativa é tomar um chocolate quente e comer uns bolinhos por um tempo na cafeteria. É bem possível que a névoa vá embora em algum tempo.

É interessante reservar umas três ou quatro horas pra montanha. Além da fila de aproximadamente uma hora (que pode ser abreviada se você comprar bilhete adiantado), acho que faz parte da experiência sentar uma das pedras lá em cima e ficar observando as formas da cidade do Cabo. Pra mim, uma hora ou mais foram necessárias só pra fazer isso. Além, há algumas rotas (eles chamam de Trilha… eu não consigo chamar isso de trilha) pelo topo da montanha. Caminhos muito tranquilos de onde se experimenta vistas diferentes da cidade e das montanhas em volta, que podem tomar até 1h.

Leave a comment