Essaouira

Essaouira é uma cidade portuária a oeste do Marrocos e um antigo entreposto comercial português do tempo das navegações. Por isso, logo à entrada da cidade existe uma fortaleza de observação ao estilo dos “gajos” onde foram filmados trechos da série (que eu nunca assisti) Game of Thrones.

A cidade em si, apesar da arquitetura graciosa, foi transformada em um imenso mercado de quinquilharias, o que quebra um pouco o charme da visita. Pra mim foi bem mais prazeroso o tempo que fiquei no porto propriamente e suas centenas de barquinhos azuis. Ver a vida passar ali é especialmente divertido: pescadores, distribuidores, gente comum que aparece por ali pra comprar seus pescados… As milhares de gaivotas bombardeando a todos e seu vôo em direção às ruínas em uma ilhota a poucos metros da costa…

No caminho pra Essaouira o tour parou em uma região peculiar de produção de derivados de Argan, a castanha famosa do Marrocos. Por ali, vimos uma árvore peculiar, um “pé de cabra”… Pelo que descobri na internet, as cabras sobem nas árvores de Argan pra comer os frutos, o que era considerado pelos produtores como uma praga. Mas com o tempo os agricultores descobriram que o Argan expelido (aka. cagado) pelas cabras poderia ser transformado em um óleo cosmético bastante nutritivo. Assim nascia o mundialmente famoso “óleo de Argan”, que frequenta os salões de beleza do Brasil.

Claro que hoje em dia o processo de produção do óleo mudou bastante, ja que não é possível manter uma escala industrial de cocô de cabra.

Leave a comment